Poluição do Prestige<br> pode chegar a Portugal

A costa por­tu­guesa po­derá ser atin­gida, já na Pri­ma­vera, por par­tí­culas de hi­dro­car­bo­netos li­ber­tadas pelo pe­tro­leiro Pres­tige, afun­dado ao largo da Ga­liza desde 19 de No­vembro de 2002, alertou sá­bado um in­ves­ti­gador da Uni­ver­si­dade do Porto.

Se­gundo Bor­dalo e Sá, do Ins­ti­tuto de Ci­ên­cias Bi­o­mé­dicas Abel Sa­lazar da­quela uni­ver­si­dade, com a che­gada da Pri­ma­vera há ro­tação dos ventos e con­se­quente in­versão das marés, pelo que a po­luição, que até aqui foi em­pur­rada para norte, pode chegar a Por­tugal.

«Se chegar, não será uma maré negra, mas sim uma po­luição muito mais subtil, mas com efeitos claros sobre as pes­soas que vão às praias. Nin­guém gosta de ir à praia e sujar-se todo de al­ca­trão», acres­centou Bor­dalo e Sá.

O in­ves­ti­gador, que fa­lava em Vila Praia de Âncora num de­bate sobre se­gu­rança ma­rí­tima, «lem­brou» que as cerca de 50 mil to­ne­ladas que per­ma­necem nos tan­ques do navio são «uma bomba re­lógio» e re­feriu que a ameaça exis­tirá sempre se não forem to­madas me­didas como a cri­ação de um sar­có­fago para en­cerrar o pro­duto ou o bom­be­a­mento do com­bus­tível.

Na ini­ci­a­tiva par­ti­ci­param, para além Bor­dalo e Sá, Ilda Fi­guei­redo, An­tónio José Ma­cedo, Ra­miro Otero e Jo­a­quim Ce­les­tino Ri­beiro.



Mais artigos de: Nacional

Juntos contra a guerra

Em Lisboa, à se­me­lhança do que acon­teceu em vá­rias ca­pi­tais do mundo, muitos mi­lhares de pes­soas saíram sá­bado à rua para pro­testar contra a guerra anglo-ame­ri­cana no Iraque. «Bush, fas­cista, és um ter­ro­rista» e «Durão Bush e Blair, esta guerra nin­guém quer!» foram al­gumas das pa­la­vras de ordem en­to­adas em todo o País.

«A água é um bem público»

«Os Verdes» lan­çaram, terça-feira, em San­tarém, a dis­cussão das im­pli­ca­ções da pri­va­ti­zação da água em Por­tugal. Esta cam­panha vai per­correr o País nos pró­ximos meses.

Alcácer do Sal exige centro de saúde

A Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Al­cácer do Sal rei­vin­dicam um novo centro de saúde con­ce­lhio e exigem do Go­verno «luz verde» para o ar­ranque da obra, pre­vista em PIDAC há vá­rios anos.

«Jornadas da Nossa Terra»

Realiza-se amanhã, no restaurante «A Horta», a apresentação pública do projectos da CDU para Loures, «Jornadas da Nossa Terra», espaço de debate que tem como objectivo a construção de uma alternativa de poder autárquico competente e...

Projecto digital

A Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA) candidatou-se à criação do Alentejo Litoral Digital, um projecto que envolve investimentos, até 2005, na ordem dos cinco a 7,5 milhões de euros. Victor Proença, presidente da AMLA e da Câmara...

Portugal contra a guerra

A maioria dos portugueses está contra a guerra no Iraque e critica o apoio do Governo ao ataque dos aliados, concluiu, sexta-feira, uma sondagem Público/Antena1/RTP. Quarenta e seis por cento dos inquiridos manifesta-se contra a intervenção armada, mesmo com a autorização...

Entradas pagas, não!

O PCP vai lançar na Cidade de Lisboa um abaixo-assinado contra qualquer decisão autárquica que vá no sentido de haver entradas pagas no Castelo de São Jorge. A preocupação advém do facto de que recentemente o actual Presidente da Câmara Municipal de...